Este website usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no website aceita que os usemos. Para saber mais, por favor leia os Termos de Utilização.

Record por C-Studio

Partilhar nas Redes Sociais

Leite, Energia e Desporto
Superar Limites

Os poderes secretos do leite com chocolate

Há cada vez mais evidências sobre o papel do leite como bebida ideal após treinos de intensidade elevada ou desportos de resistência. Rico em nutrientes, o leite achocolatado é facilmente acessível e representa uma alternativa económica face às bebidas desportivas.

Publicado em 04-Abr-2019

Comecemos por dizer que o leite no seu estado natural é composto por 85% de água, o que o torna um excelente agente reidratante. Por seu turno, o leite com chocolate, com a sua ótima proporção de carboidratos e proteína, tem efeitos substancialmente mais eficazes para a recuperação e regeneração dos músculos danificados durante um treino de intensidade elevada. Além disso, também contém sódio e potássio para preencher as perdas de eletrólitos causadas pela transpiração e ainda cálcio e vitamina D, que promovem a saúde óssea, muscular e cardiovascular. Quanto às calorias e ao açúcar, o leite achocolatado equivale a tomar um copo de leite simples com meia banana, o que o torna uma bebida ideal para beber após a prática de exercícios de resistência (por exemplo, levantar pesos).

E embora ainda exista um longo caminho a trilhar em matéria de pesquisas sobre o consumo de leite como bebida desportiva de recuperação, são vários os ensaios que demonstram a eficácia do leite com chocolate face às bebidas desportivas tradicionais. É o caso das experiências levadas a cabo por Joel Stager, professor do Departamento de Cinesiologia da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, que também treina a equipa de natação local: “Percebemos que os nadadores, que treinam duas vezes ao dia, eram muito menos eficientes no treino da tarde e que, muitas vezes, havia casos de ausência, por isso pedi permissão aos pais para que todos os meus nadadores bebessem leite com chocolate imediatamente após o treino matutino e vespertino. E em menos de três semanas, o problema foi resolvido.”

Qual o melhor leite com chocolate para um desportista?

Poderá preparar um leite caseiro, misturando uma caneca de leite com uma colher de chá de chocolate, mas se preferir comprar leite com chocolate já preparado, opte por um pacote de leite light (com baixo teor de gordura), com menos 45% de açúcares, mas com as restantes vantagens (nutrientes, proteínas e sais minerais).

O professor Stager também submeteu outros atletas, incluindo ciclistas, a essa dieta de lactochocolate. E os resultados, publicados em várias revistas americanas, são os mesmos: os atletas que bebem leite achocolatado após provas de endurance (como a corrida, a natação e o ciclismo) são até 70% mais eficientes do que aqueles que bebem água ou bebidas desportivas energéticas. Mais, o leite não contribui apenas para a renovação do glicogénio muscular, recuperação de fluidos e reparação do tecido danificado. Também otimiza a composição corporal, contribuindo para aumentar a massa muscular e reduzir a gordura corporal (diminuição de peso).

Mas os resultados das pesquisas não ficam por aqui. Um dos trabalhos mais citados é o de Pritchett K. e Pritchett R., Chocolate milk: A post-exercise recovery beverage for endurance sports, cuja pesquisa aponta para a existência de uma janela de oportunidade para obter o carboidrato e a proteína necessários ao reabastecimento de músculos. O que quer isto dizer? Que para ser eficaz, o leite com chocolate deve ser ingerido até duas horas após o exercício.

Seis benefícios de beber leite com chocolate após um treino exigente

1. Oferece proteína natural de alta qualidade para reparar e reconstruir os músculos.
2. Possui a proporção certa de carboidrato para proteína (3:1), o que está cientificamente comprovado ser a fórmula ideal para reparar e reconstruir os músculos exaustos.
3. Fluidos para reidratar e os eletrólitos essenciais ao bom funcionamento do organismo (cálcio, potássio, sódio e magnésio) que, entretanto, foram eliminados pela transpiração.
4. Complexo de vitaminas B para repor energia.
5. Cálcio, vitamina D, fósforo, proteína e potássio para construir e manter ossos fortes e reduzir o risco de fatores de stresse.
6. Vitamina A que garante um sistema imunológico saudável.

Aprenda a melhorar o seu treino

Um alimento elementar em qualquer dieta equilibrada e variada

A recuperação dos atletas tem um segredo