Fundo Leite

Nutrientes essenciais do leite


Cálcio • Proteínas (3,5g por 100ml)
Hidratos de Carbono • Fósforo • Potássio
Vitamina B12 • Riboflavina (Vitamina B2)
Vitamina A • Iodo

  • O leite é uma extraordinária fonte de proteína

    O leite é uma extraordinária fonte de proteína

    A máxima é bem-conhecida entre os gurus do exercício físico: é essencial ingerir proteína no pós-treino. E o leite é um excelente fornecedor de proteínas de boa qualidade nutricional – aminoácidos essenciais não produzidos pelo corpo –, facilmente absorvidas e vitais para regular o metabolismo e o crescimento dos tecidos, e da massa muscular. Além disso, contém o equilíbrio certo de proteínas de rápida absorção, como a proteína do soro do leite, e proteínas de absorção lenta, como a caseína (que mantém uma maior quantidade de fluídos e aminoácidos na corrente sanguínea muitas horas depois, reduzindo a quantidade de degradação muscular). De tal forma que os principais suplementos existentes no mercado para ganhar massa muscular são elaborados a partir das proteínas presentes no leite.

  • O leite combate a fadiga, reduz a degradação muscular e ajuda a melhorar a sua performance

    O leite combate a fadiga, reduz a degradação muscular e ajuda a melhorar a sua performance

    Várias pesquisas científicas têm vindo a colocar o leite no topo das bebidas desportivas com efeitos de exceção na recuperação física pós-exercício – oferece hidratos de carbono (lactose), fósforo e um complexo de vitaminas que auxiliam o sistema nervoso e fortalecem o sistema imunitário, ajudando a gerar energia.

  • O leite pode ajudar a perder peso

    O leite pode ajudar a perder peso

    Diversos trabalhos de investigação sugerem que a inclusão de produtos lácteos magros em planos alimentares para perda de peso pode auxiliar na diminuição do peso e também na diminuição da massa gorda. Desta forma, a inclusão de leite num plano alimentar para perda de peso poderá ser interessante no âmbito de uma alimentação saudável, completa, variada e equilibrada. Com um índice glicémico baixo, o leite tem também um importante papel na saciedade, ajudando a controlar a fome.

  • Hidrata mais do que a água

    Hidrata mais do que a água

    Após treinos longos e exigentes, que levam à perda de muitos líquidos, o leite é uma escolha ideal para hidratação corporal por ser rico não só em água como em sais minerais (sódio, potássio, magnésio e cálcio), os chamados eletrólitos, essenciais para o funcionamento normal do organismo. Um potencial hidratante (que a água não tem e que os isotónicos contêm de forma artificial), cada vez mais reconhecido por praticantes de desporto a nível mundial.

  • O leite é a bebida para desportistas mais barata, segura e natural do mercado

    O leite é a bebida para desportistas mais barata, segura e natural do mercado

    Um corpo tonificado e sem gordura não precisa de ser sinónimo de gastar dezenas de euros em suplementos desportivos – quer seja proteína whey ou bebidas isotónicas. Graças aos benefícios nutricionais – que os suplementos não são capazes de incluir – e à densidade energética – de absorção mais lenta, o que significa retenção no organismo de uma maior quantidade de fluidos –, o leite é o alimento mais completo para se consumir após a prática de desporto, com a vantagem de que possui baixo teor de gordura.